13 de agosto de 2012

Neymar Jr.: Um Jogador ou Garoto Propaganda?



Nos últimos dias tenho ficado ligeiramente incomodado ao assistir canais abertos durante os comercias por conta de duas pessoas: Neymar Jr. e Ronaldo.

Primeiramente gostaria de dizer a todos que não sou um entendedor de Marketing, em geral, muito menos de Marketing Esportivo. Portanto, peço que relevem qualquer ignorância e, caso eu diga alguma besteira, me corrijam.

Neymar e Brucilí em propaganda da Heliar.
Tirando a propaganda da Heliar, que achei muito criativa, onde o zagueirão Brucilí "cola" no Neymar, as outras que tenho visto são completamente sem conteúdo e beiram o ridículo!

O Ronaldo, vá lá... ainda tem minha licença pra "emprestar" sua imagem para propagandas fracas como aquela do Benegripe, já que é um jogador aposentado (foi tarde, por sinal) e não tem mais a sua maior fonte de renda, o futebol(que, diga-se de passagem, não paga salários mínimos para atletas com o talento do fenômeno e Neymar).

Vale lembrar que agora, Ronaldo esta no ramo do Marketing Esportivo com sua empresa 9nine. É... um ex jogador de futebol agora se diz "marqueteiro".

 

Uma pessoa demora, em média, 4 anos para se formar em marketing, publicidade e propaganda, ou como preferir. Isso, sem ao menos uma pós graduação. Mas o Ronaldo precisa disso? Claro que não! Gênio da bola, FENÔMENO, e... tem seus contatos, não é mesmo? Ronaldo tem é isso: Contatos. Não vou me estender falando sobre nosso querido Ronaldo, que já proporcionou muitas alegrias para os torcedores brasileiros, sendo campeão da Copa do Mundo de 2002, além de conquistar a Copa do Brasil jogando pelo Cruzeiro, em 1993 e Corinthians, no ano de 2009.

Meu foco é no badalado Neymar Jr.

Sinceramente não entendendo como um jogador de 20 anos que, além da Libertadores de 2011 e a Copa do Brasil de 2010, só ganhou prêmios individuais, pode ter seu salário dobrado através de publicidade pessoal. São 11 patrocinadores pessoais. Na minha humilde e, provavelmente, ignorante opinião, a imagem desse jovem já está desgastada nacionalmente. Eu, particularmente, não aguento mais ver a cara e ouvir a voz dessa criança na televisão.

Quero deixar claro que o FUTEBOL dele é lindo, eu adimiro, e é o ponto que eu queria chegar.

Neymar Jr. recebe por mês jogando pelo Santos, um saláro de, aproximadamente, 2 milhões de reais. Acho um salário justíssimo pelo futebol que ele joga, sendo peça chave no elenco santista, agora: Pra que dobrar esse salário vendendo sua imagem para propagandas tão medíocres frente o seu futebol? Isso que não entendo.

Cristiano Ronaldo e seu Clear.
Meu único receio a expor esse pensamento é: não tenho conhecimento de como os craques do futebol são tratados lá fora pela mídia. Nunca vi uma propaganda com jogadores de renome internacional que não seja ligada ao esporte; vinculados à Nike, por exemplo. Cito, neste caso, Messi, Xavi, Iniesta, Rooney, entre outros. Gostaria de saber se, lá fora, eles fazem essas propagandas fracas também.

Agora aposto que você está pensando: "Ah, mas o Cristiano Ronaldo fez aquela propaganda "iradíssima" de shampoo anticaspa!" Por favor.. é exatamente disso que estou falando! Lamentável... ridículo... triste!

Deixo aqui, para os amigos e amigas, minha indignação. Peço que, POR FAVOR, iluminem minha mente se eu estiver errado. Quero muito entender o porquê dessa super exposição de um jovem atleta que, aparentemente, ainda tem um futuro muito promissor.

Não quero ver o Neymar dirigindo carro dentro de um Maracanã(aaaaaaaaah... que saudade!) destruído, emprestando seu celular pra uma maquiadora falar com o namorado, bebendo guaraná na Europa e, muito menos, posando de cuequinha Lupo. Só me agrada ver o Neymar fazendo uma coisa: JOGANDO FUTEBOL!



Escrito por Admin. SRN



Envie sugestões e textos para muraldabola@gmail.com

Curta nossa página no facebook: https://www.facebook.com/MuralDaBola e siga-nos no twitter @MuraldaBola


7 comentários:

  1. A real virtude é que ultrapassamos um ponto de essência que é: será que o valor dado ao mercado, à compra, à propaganda viria a interferir na vida pessoal mais que o alarde da fama que recebe um bom jogador, criador de opinião e magia? sim, né?! Veja como o desgaste em ser um símbolo do cifrão e ao mesmo tempo a nova aposta/promessa com a responsabilidade que ele bate no peito de jogar todas partidas pelo Santos, Seleção brasileira, Amistoso, Olimpíadas. Desgaste evidente, cansaço nítido...Neymar está quase parando, não é entrar em questão pessoal de gosto e lazer, mas no demérito que os compromissos além do futebol trazem para a sua saúde. Hoje o Neymar, conseguiu superar a barreira do ridículo e infelizmente, o lance do Ronaldo, dos patrocinadores, dos horários comprados para propaganda fiquem expostos à chatice. A TV é punk mas ainda bem que a publicidade eu vejo em mil e uma vias diferentes da mídia de horário nobre, ou ao mínimo cercado de telespectadores. A defender é a preservação da moral e do que é o futebol, hoje banalizado por qualquer jogador e vendido à qualquer empresa. Já não se fazem as coisas como antes e mesmo assim, vivemos época diferente dos nossos pais que criticam o futebol da nossa época...e nossos pais eram criticados pelos nossos avós por estarem na mesma ladainha do futebol. Virou palhaçada, uma vergonha...a máfia é nítida. Nessas é necessário defender que os jogadores, atletas de qualquer esporte tenham incentivo educacional, formação, aí sim teríamos cérebro em todas as áreas, no marketing, no campo, na propaganda, etc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu amigo e pensador Hugo, vulgo Break Boy. Sábias palavras!
      É sempre bom ler/ouvir um pouco das infinitas idéias que passam nessa sua cabeça. Ficaria muito feliz de um dia expor algumas delas aqui no nosso Blog.
      Muito obrigado, amigo.
      Aquele abraço,

      Fabrício Coutinho.

      Excluir
  2. João Augusto1:32 PM

    Eu concordo em partes com o texto. Também que está demais. o excesso de propaganda em cima de Neymar chegou ao ponto de ele ser mais lembrado pelas propagandas do que pelo futebol. Mas isso não é só culpa do excesso de propaganda, ele mesmo não vem jogando um bom futebol. Nas olimpíadas até foi bem, mas no próprio Santos não tem jogado bem, o que faz a propaganda se sobressair em relação ao futebol dele. Agora, essa parte de desgastar a imagem do jogador, de que fazer propaganda demais acaba com a imagem do jogador, eu discordo totalmente! o que faz desgastar o jogador é o que ele faz dentro de campo. se ele tivesse jogando como estava jogando ano passado, comendo a bola, esse excesso de propaganda seria menos evidente. e outra, será que todos nós aqui, com a idade dele, o futebol dele e as oportunidades que estão aparecendo pra ele, não fariam o mesmo? Dinheiro quanto mais se tem mais se quer, e obvio que se eu pudesse duplicar meu salário com propaganda eu faria, até porque por incrível que pareça, a carreira de jogador de futebol é muito curta. quanto mais se juntar no auge da carreira melhor. Neymar pode não ter mais a oportunidade que está tendo de ganhar dinheiro. O cara veio da classe baixa para classe alta da sociedade, isso mexe com qualquer pessoa. E outra, se não desse certo as propagandas, os departamentos de marketing não estariam loucos pra ter um espaço na agenda do Neymar. é chato ver ele todo dias, mas negócios são negócios. Todo mundo está ganhando dinheiro, menos a gente, hahaahahahaaha

    ResponderExcluir
  3. Rafael Guri6:36 PM

    Faz tempo que o jogador de futebol deixou de ser só jogador. Acho que isso afeta no futebol dele. Mas fazer o que né? Isso é culpa de quem administra a carreira do rapaz. Empresário no Brasil só serve pra ganhar dinheiro em cima do atleta...

    ResponderExcluir
  4. Que jogada mais cada dia estão contratando jogadores cada vez mais jovens quem tem mais a oferecer do que aqueles de antigamente que fizeram estoria no futebol.um abraça firma seu Blog e muito informativo tudo de bom pra você.

    ResponderExcluir
  5. coloquei você na parceria no meu blog

    ResponderExcluir

Tente esquecer o clubismo e opinar com respeito.