15 de agosto de 2012

O que eu vi do Fla-Flu em pleno Maracanã

Ultimamente não tenho sido um frequentador constante do estádio para acompanhar meu time jogar. Isso ocorre por dois motivos, o alto custo dos ingressos atualmente e o difícil acesso ao estádio do Engenhão.

A chegada ao Maracanã sempre foi mais fácil, o que fazia com que jogos que hoje no Engenhão são considerados de médio público (15.000 presentes), fossem considerados jogos vazios, de pouca renda e público.

Gol do título carioca de 83, marcado por Assim em um Fla-Flu.
Posso dizer que nos tempos de "Maraca" eu era um frequentador assíduo do estádio, comparecendo no mínimo(nivelando bem por baixo) umas 50 vezes ao estádio, e sendo bem franco, era pé quente!
Nessa trajetória de maraca, tinha um jogo especial, um clássico, o jogo que eu fazia de tudo pra ir e principalmente torcer pra sair com um sorriso no rosto, o Fla-Flu.

Eu cresci escutando dos meu tios e do meu pai, milhares de histórias do Fla-Flu, do gol de Wilton de mão em 68 até o gol do carrasco Assis, que deu o bicampeonato carioca ao Fluminense, e olha que meus tios são, na maioria, Flamenguistas. Claro que ouvi também muitas histórias de vitórias do Flamengo, mas isso mostra a força que tem o clássico em sua história.

O Fla-Flu sempre foi mágico. Um jogo que podia ser no meio do campeonato, os dois times sem qualquer chance de título ou vaga na libertadores, sem risco de rebaixamento, mas era só a bola rolar que parecia final de campeonato, afinal, quem quer perder um clássico independente das circunstâncias ?

Posso dizer por alto, que fui à ao menos 10 Fla-Flus em toda minha vida, e seria mentira se eu dissesse que só vi vitória do Fluminense, pelo contrário, vi duas derrotas absolutamente traumatizantes que tiraria qualquer torcedor do estádio por um bom tempo. Vi um Fluminense fazer 3 a 1 no primeiro tempo, com direito a gol perdido de cobertura pelo, na época atacante do Fluminense, Alessandro, ser derrotado por 4 a 3 no segundo tempo com um dia mágico de Felipe(meio campo, atualmente no Vasco) e do lateral Roger, que fez dois gols na vitória épica do Flamengo. Vi também um 5 a 2 sofrido pelo Fluminense novamente de virada, sendo que o jogo chegou a ficar 5 a 1. Se não fosse uma bola mal virada depois de um pênalti perdido por Romário, que resultou no gol de Roni, esse teria sido o placar final. Nesse jogo fiquei completamente traumatizado, não só pela derrota, mas por ter visto o jogo no meio de uma maioria flamenguista na arquibancada especial do Maracanã, e olha que eu só tinha 10 anos de idade.

 

Mas chega de tristeza né? Até porque essas foram minhas únicas derrotas em Fla-Flus, tendo visto o Fluminense sair mais vitorioso do que perdedor. Não estou querendo desmerecer o Flamengo, mas comigo dentro do estádio foi assim, sorte a minha!
Nessa trajetória que eu considero vitoriosa em cima do maior rival do Fluminense, e do jogo que sempre gostei e mais gosto de ir, tiveram dois jogos que me fizeram mais feliz além dos outros. O primeiro foi na final da Taça Rio de 2005, ano que o Fluminense se tornou campeão carioca. Neste jogo eu vi, em pleno Maracanã lotado, o Fluminense aplicar uma goleada de 4 a 1 no Flamengo, com direito a gol de cobertura de Preto Casagrande e título(mesmo que de turno) em cima do Flamengo. No dia anterior, o Papa havia morrido, e a torcida que já cantava João de Deus nos jogos, cantou com mais força ainda. Os mais fanáticos e religiosos chegam a dizer que nesse jogo, o Papa escolheu um lado e deu uma ajudinha ao Tricolor.

Ingresso da final da Taça Rio de 2005 guardado comigo até hoje.
O outro jogo marcante foi uma vitória no final da partida, aos 38 do segundo tempo, com um gol do Edmundo "animal", driblando o goleiro e colocando no fundo das redes. Sem contar que meu pai, flamenguista, teve que voltar dirigindo do maraca depois de um jogo espetacular desses. Só quem estava lá sabe como que foi esse jogo. No momento do gol, não só eu, mas muita gente teve a impressão de impedimento no lance, mas com a ajuda do tira-teima, foi possível ver o zagueiro Henrique dar condição a Edmundo para marcar e definir o clássico.



No Maracanã vivi as maiores tristezas e alegrias com meu time, e nessa história, nesse estádio, os Fla-Flus, como um todo, foram as partidas mais emocionantes da minha vida. Eu conto essa histórias sem recurso algum de internet, sendo possível ter algum erro de memória. Mas a memória do torcedor vale muito, mas muito mais mesmo, que uma pesquisa na internet.

Finalizo esse breve testemunho, convidando você leitor, a descrever sua experiência em um jogo específico ou em clássico que você sempre acompanhou como eu. Duvido que quem acompanha seu time constantemente no estádio, não tenha uma história para contar. Vi muitos Fluminense x Botafogo e Fluminense x Vasco, mas clássico como o Fla-Flu, para mim nunca teve igual.



 Escrito por Admin João Augusto









Envie sugestões e textos para muraldabola@gmail.com
Curta nossa página no facebook: https://www.facebook.com/MuralDaBola e siga-nos no twitter @MuraldaBola

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tente esquecer o clubismo e opinar com respeito.